sexta-feira, 1 de julho de 2011

A capacidade simbólica e a televisão.

   Dentre os demais obstáculos do simbolismo humano, julgo como principal e mais preocupante, a televisão.
Como disse no Post anterior, o simbolismo é marcado também pela sua ligação aos sentidos humanos, o homo-sapiens ao longo de sua evolução utilizou de seus sentidos para relacionar os fatos  e interpretar a realidade, até que chegamos ao que somos hoje. Porém é plausível a "teoria do retrocesso", vejamos os argumentos dessa teoria.

   Como tenho reforçado, o simbolismo deve ser disposto dos sentidos para ser reconhecido como simbolismo, logo, para sua efetivação devem ser TRABALHADOS audição e visão principalmente, bem como os demais sentidos. Ao o fazermos, relacionamos aqueles com a nossa capacidade simbólica para decifrarmos o assunto, o evento em questão. Essa é a essência do animal simbólico relacionar a introspecção com suas habilidades despondo de sua concentração para interpretar o que está ao seu redor. Ao longo do tempo aperfeiçoamos essa técnica com hábitos que hoje não temos como tinhamos antigamente, por exemplo: leitura, relaciona a visão com a capacidade do pensamento para se interpretar o que está escrito, ou seja, trabalhando os sentidos juntamente com a sua introspecção; Pensando: não temos o hábito do pensamento como tinham os filósofos do século XVII e entre os outros hábitos que deixaram de ser praticados ao longo do tempo.
Contudo, essas práticas não foram apenas esquecidas e não mais utilizadas, mas sim SUBSTITUÍDAS, por outras, é aí que entra a televisão. Ora, como a televisão que é uma ferramenta de comunicação, de conhecimento, uma via de informações pode tirar a nossa essência simbólica ??? Justamente, a resposta é, fazendo o seu papel de ser essa ferramenta maravilhosa. Gostaria de levantar uma questão agora: do porquê da televisão se sobresair diante dos demais meios de comunicação como rádio e  jornal ? Alguém poderia dizer, "porque na televisão nós vemos e ouvimos a notícia, nos deixando mais próximo daquilo que está sendo passado", concordo, com a televisão nós vemos e ouvimos a notícia, e é justamente aí que mora o problema. Ao passarmos horas diante da televisão recebemos mensagens, notícia e muita informação, porém que não foram codificadas por nós, aquele trabalho de receber o conteúdo e decifrá-lo através dos sentidos, é todo feito pela própria televisão que dá a notícia "mastigada, pronta" para o receptor. O problema é que dessa maneira perdemos nossa essência simbólica e não exercemos nossa capacidade de introspecção nos afastando das nossas origens.

   Outro problema que envolve televisão é: O monopólio da informação. É perfeitamente notável que hoje a opnião de muitas pessoas sobre diverssos assuntos é baseada no que ela vê na televisão, hoje o único canal de informações de algumas pessoas é a televisão, aumentando a chance dessas pessoas serem manipuladas pelo que é transmitido por ela e assim se tornando não mais homo-sapiens e sim homo-videns , o animal vidente que está associado à sua nessecidade de ver para decifrar algum evento.



   A dra.: Jane Marques, formada em ciência da comunicação, especializada em telenovelas pela Universidade de São Paulo (USP) cita que a televisão inspira comportameto, altera condutas e altera personalidades, sendo que tudo isso mostra os perigos da televisão e mostra o quão dependente estamos dessa máquina magnífica.

2 comentários:

nessecidade foi foda. (P.3 L.10)

Bom dia! Estou trabalhandoinha monografia nesse tema. Quais embasamentos teóricos você utilizou para defender essa ideia? Um abraço e desde já, obrigada

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More